sexta-feira, 19 de março de 2010

XVIII Mostra de Arte Primeiros Passos

Fórum Social Mundial
Fórum Social Mundial
 Fórum Social Mundial
Recebendo o Certificado do Presidente do CCBEU
Foi a primeira vez que inscrevi fotografias em um salão de artes, e tive a oportunidade de ser selecionada com as três fotos que enviei. As fotos foram feitas no Fórum Social Mundial, que ocorreu em Belém em 2009. Foi um enorme prazer, poder entrar para um Salão de arte tão disputado em Belém, e pude contar com pessoas super importantes para mim, que estiveram lá para me pretigiar, fora o gigantesco prazer em ouvir os elogios pelo meu trabalho.

Então, fiz esse post para compartilhar um pouco da experiência que tive no ano passado, de entrar para a XVIII Mostra de Arte Primeiros Passos, oferecido pelo CCBEU todos os anos.

domingo, 14 de março de 2010

O Menestrel


     Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se. E que companhia nem sempre significa segurança. Começa a aprender que beijos não são contratos e que presentes não são promessas.
     Começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
     Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão.
     Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que, não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam… E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
Descobre que se leva anos para construir confiança e apenas segundos para destruí-la…
     E que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
     E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida.
     E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
     Aprende que não temos de mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam…
     Percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos. Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa… por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas; pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
     Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
     Aprende que não importa onde já chegou, mas para onde está indo… mas, se você não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve.
     Aprende que, ou você controla seus atos, ou eles o controlarão… e que ser flexível não significa ser fraco, ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem, pelo menos, dois lados. Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática.
     Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se. Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha.
     Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens…
     Poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
     Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame não significa que esse alguém não o ama com tudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
     Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém…
     Algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.
     Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado.
     Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar.
     Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores.
     E você aprende que realmente pode suportar… que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida! Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.


William Shakespeare

sexta-feira, 12 de março de 2010

Série: Meus amigos são Anormais I


Carla Jatahy com o riso frouxo.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Paradigmas


     Ontem li o post de uma amiga [Bárbara Fraiha], e achei muito interessante a questão que ela colocou sobre o preconceito sofrido pelos homosexuais. E ai, hoje, ao dar continuidade em uma leitura que estou fazendo, me deparei com trechos que falavam exatamente dessa questão: Paradigmas que existem, e que são responsáveis por nos fazer pensar de uma maneira ou de outra.
     Mas o que são paradigmas afinal? Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Porém, podem tornar-se extremamente perigosos quando os transformamos em verdades absolutas, não nos permitindo aceitar mudanças.
     O paradigma da sexualidade é típico: Homens gostam de mulheres e mulheres gostam de homens. Porém, esse paradigma não leva em consideração o mundo atual. O ser humano é um ser em constante construção, um ser criativo, em constante devir, e a sexualidade está enquadrada nessa mudança. O homem pode ter como seu objeto de desejo qualquer coisa, qualquer uma, existem casos em que pessoas sentem desejos sexuais até mesmo por objetos, isso É FATO. O homem, em sua incrível criatividade, pode ter desejos dos mais diversos possíveis, e porque não uma pessoa do mesmo sexo??? Claro que existem aqueles casos que são socialmente condenados, como são os casos dos pedófilos, que nada mas sentem do que desejo sexual por crianças.
     É importante que desafiemos constantemente nossos paradigmas. Paradigmas a respeito de nós mesmos, do mundo em torno de nós, de nossas organizações e das outras pessoas. Pois, o mundo exterior entra na nossa consciência através dos filtros de nossos paradigmas, e eles nem sempre são corretos.
     Os paradigmas são tão reais e concretos que você só precisa comparar a sua maneira de enxergar uma determinada situação e a de sua mãe, ou pai, ou seu amigo, cada uma dessas pessoas encara determinada situação de uma maneira diferente, pois cada um tem seus paradigmas anteriormente construídos, o que os faz encarar as situações de maneiras bem diferentes.
     Pensar que só existem "heteros", e que os "homo" são "doentes" ou qualquer coisa do tipo, está no mesmo plano dos velhos paradigmas: a terra é plana, o sol gira em torno da terra... Novas idéias e maneiras de fazer as coisas estarão sempre sendo desafiadas, e até rotuladas como heréticas, coisas do Demônio, comunistas. Desafiar os velhos paradigmas requer muito esforço, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados, também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas. E quando falo em "desafiar nossos paradigmas" não me refiro apenas ao paradigma da homosexualidade, mas a qualquer tipo de paradigmas que pode gerar preconceito e nos tornar estáticos.
     A mudança nos desinstala, nos tira de nossa zona de conforto e nos força a fazer coisas diferentes daquilo que estamos habituados, o que é bastante difícil. Quando nos abrimos para novas idéias, somos forçados a PENSAR sobre determinada temática, a REFLETIR, a REPENSAR nossa posição, o que é desconfortável, já que é muito mais fácil e simples permanacer com a mesma opnião, o que pouparia trabalho e tempo.
     Portanto convido vocês, leitores, a levantarem de seus lugares e experimentarem novas posições, novos acentos, sentar-se no lugar de seu colega ao invés do mesmo de todos os dias, e experimentar como é diferente a visão dele naquele lugar. Convido você, leitor, a se levantar de seu confortável lugar, e pensar a respeito desses velhos paradigmas, e desafiar-se... pensar que PODE ser diferente, que nem tudo é aquilo que parece ou que estamos habituados a acreditar. Convido você a ver que o mundo está em constante mutação, e as pessoas, enquanto parte desse mundo, também se modificam. Acredite, pode ser uma experiência incrível. Tente!


Alguns trechos baseados no Livro: "O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da Liderança." {James, C. Hunter}

quarta-feira, 10 de março de 2010

Prazer em SER Psicóloga.

     Quando escolhemos uma profissão, escolhemos pensando em várias coisas, alguns pensam no salário que vão ganhar, outro acham que o curso é interessante, outros vêem que tem aptidão para fazer aquilo. Eu busquei o curso de Psicologia por achar que era um curso muito bonito. Porém, entrei no curso achando que psicólogo é aquele que atua na clínica. Estava errada! Acabei me daparando com uma riqueza tão grande de áreas de atuação, algumas que no começo me identifiquei mais, outras menos... agora, com mais tempo de curso, e uma experiência maior, pude conhecer um pouco mais algumas áreas.
     Bom, o tempo foi se passando, os dias, os meses, os semestres e eu ficava sempre na ansiedade de me formar, de atuar, para um dia eu dizer que, com os meus conhecimentos, eu pude ajudar outra pessoa, eu pude fazer a diferença na vida de alguém, eu pude mudar aquela história. Não em um pensamento egoísta de marcar a vida de ninguém enquanto Jennifer, mas sim de oportunizar que outra pessoa mude, que outra pessoa pense sobre sua vida. E esse pensamento só ia aumentando, mas eu sempre achei que isso só ia acontecer quando me formasse e pudesse me entitular Psicóloga. Mais uma vez, eu estava enganada. E hoje eu posso dizer com muito orgulho, eu mudei a história de alguém.
     No último post, falei sobre a minha primeira experiência com Seleção dentro da empresa na qual faço estágio. Durante as entrevista, pude observar o perfil dos entrevistados, pude ver algumas competências que eles me mostravam, pude conhecer um pouco (muito pouco) daqueles candidatos. E me mobilizei, muito particularmente com uma história, na qual o candidato está a mais de 10 anos trabalhando como autônomo, fazendo "bicos", e o sonho dele é trabalhar novamente com carteira assinada, mesmo que como temporário. Durante a entrevista detectei muitas competências boas, que se encaixavam com o perfil da vaga. E hoje, durante a orientação com minha chefa pude apresentar os dados pra ela, os testes, no qual ele se saiu muito bem também, e ela me disse, que poderia chamá-lo para segunda etapa da seleção, que é a entrevista com a líder do setor.
     Foi a melhor ligação que fiz. A alegria dele em ter sido aprovado era notável. E ele me agradeceu tanto, me disse coisas agradáveis, e pediu que Deus me retribuísse isso, porque só de eu ter selecionado o currículo dele para a entrevista já tinha levantado o ânimo dele, já que isso não ocorria a muito tempo, como ele relatou. E, por mais que eu saiba que eu não fiz isso, quem fez foi ELE, foi o currículo DELE que se enquadrava no perfil, foram as competências DELE e o bom desempenho DELE que o aprovaram pra segunda etapa, eu fui apenas a facilitadora. Mas saber que com o meu recrutamento, com a minha seleção eu pude oferecer ao setor, com certeza, um candidato maravilhoso que poderá fazer um serviço maravilhoso e, muito melhor que isso, vai ter sua autoestima elevada por estar desempenhando esse cargo em uma empresa grande, mesmo que como temporário, mas com a carteira assinada. Pude oferecer ao setor um possível futuro contratado, um possível excelente colaborador, e estou apostando minhas fichas na aprovação dele na segunda etapa.
     Enfim, o que quero relatar é que hoje eu pude sentir muito orgulho em dizer que sou Psicóloga, ainda não formada, mas na empresa que faço estágio, e no Estágio em Psicologia escolar, sou sim A Psicóloga Jennifer, e hoje, muito mais que antes, tenho ânimo para continuar, tenho gás pra fazer o meu melhor, tenho forças pra seguir em frente, e posso dar uma dica: Não escolha seu curso pelo salário que você acha que vai receber, mas pelo prazer em seguir aquela carreira, porque a chama que se acende dentro de nós quando estamos desempenhando um papel que nos dá prazer, quando fazemos aquilo com tesão, com paixão,  quando fazemos com amor e podemos ter a experiência de colher os frutos, isso não tem salário no mundo que pague.

terça-feira, 9 de março de 2010

1ª Vez.

     Há aproximadamente 1 mês, começei uma experiência única em minha vida, fazendo estágio em Psicologia Organizacional em uma empresa aqui na Cidade de Belém. Apesar de já ter aprendido muitas coisas nessa experiência, mesmo tendo ainda pouco tempo, hoje tive uma das experiências mais significativas, que sei que vou levar comigo pro resto de minha vida: PRIMEIRA ENTREVISTA DE SELEÇÃO.
     Confesso que fiquei muito ansiosa ontem,  quando minha chefa disse que era pra eu fazer o Recrutamento ainda ontem e tentar agendar 06 candidatos para hoje. Foi difícil, porque selecionar, dentre tantos currículos que estão cadastrados no sistema, 06 pessoas que ainda tivessem interesse na vaga ou, até mesmo, que eu conseguisse ligar, já que muitas vezes os telefones informados não existem ou estão indisponíveis. Mas, no final, tudo deu certo, e  eu consegui agendar todos os 06 candidatos.
     A primeira entrevista. O que dizer dela? Eu tremi na base antes de entrar na sala, ainda mais sabendo que a minha chefa iria estar na sala ao lado ouvindo tudo e me avaliando. 50 minutos. 50 minutos, foi quanto durou a entrevista. A candidata fazia mil rodeios e não respondia aos meus questionamentos. Mas, ao sair da sala, o alívio: o sorriso da chefa e o sinal de bom feito com a mão. O segundo candidato. 20 minutos. Candidato sucinto e direto.
     Ao término dessas 02 primeiras entrevistas, a conversa com a chefa. E a melhor parte: os parabéns! Os elogios, e principalmente, as críticas, que me farão aprender mais e mais. E, o mais incrível é que pude perceber que, da 1ª entrevista do dia para a última, a 6ª, ouveram mudanças, me percebi mais a vontade, mas segura, mas atenta.
     Enfim, agora é partir pra próxima etapa que é escolher, dentre esses candidatos, aquele que tem o perfil mais adequado para o cargo. E partir para um novo recrutamento, para selecionar mais candidatos para a segunda etapa.
     Bom, acho que por hoje é isso, fiquei muuuito satisfeita com o resultado que obtive hoje, e por isso quis entrar aqui no meu blog para relatar a minha experiência e compartilhar um pouquinho dessa minha alegria com vocês.

terça-feira, 2 de março de 2010

Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar


     Hoje foi o primeiro dia de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, na qual vou atuar no Colégio Paes de Carvalho, um colégio Público de Ensino Médio, da cidade de Belém.
     O que falar desse primeiro momento? A primeira impressão? Nossa! é uma mistura de sensações., agente pensa logo de cara: "o que os alunos vão pensar de nós? do nosso trabalho?", "Será que vão gostar dos projetos? será que vão falar? que vão contribuir?", "E se eu não der conta?"... ai a Supervisora nos leva ao encontro da primeira turma, e depois da segunda, e da terceira.... e ai outras dúvidas surgem: "Que projeto desenvolver?", "Será que vamos fazer certo?", "Será que que vamos dar conta das demandas da escola? e dos atendimentos individuais?", "Será que eu sei mesmo tudo o que preciso saber?"... enfim, tantas dúvidas que nossa cabeça vira um enorme ponto de interrogação, mas de uma coisa agente passa a ter certeza absoluta: "Eu preciso estudar!".
     Diversos foram os temas que surgiram no levantamento das turmas de convênio e 1º ano: ansiedade no vestibular, orientação vocacional, preconceito, esportes, ética, violência, bullyng... Fora o tema velado que é a sexualidade... Cabe a nós agora, nos reunirmos e decidirmos quais projetos vamos desenvolver, eu particularmente, amei os temas do 'Orientação vocacional' e 'Ansiedade no vestibular'.
     Depois disso, nos reunimos com a Vice-Diretora, e ela nos colocou as dificuldades, as grandes dificuldade que a escola sofre em relação à estrutura, a problemas com professores, enfim... aquelas dificuldades que vão nos atrapalhar em alguns momentos, começando pela falta de um espaço físico para que nós, estagiários, possamos fazer atendimentos, possamos nos reunir, dentre outras coisas. Além disso, ela colocou um grande problema da escola, que, na verdade, é um tema da atualidade, um tema que não é dessa escola, mas das escolas de uma forma geral, tanto públicas quanto particulares, que é o Fracaso escolar e a Evasão.
     Então agora é esperar, estudar, estudar, estudar e ir pra campo, pra produzir conhecimento e fazer um lindo e excelente trabalho com os alunos desta escola. E eu estou cheia de gás, cheia de ânimo pra fazer disso uma experiência única em nossa vida acadêmica.
 
Copyright 2009 Jenni Lopes. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase