terça-feira, 2 de março de 2010

Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar


     Hoje foi o primeiro dia de Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, na qual vou atuar no Colégio Paes de Carvalho, um colégio Público de Ensino Médio, da cidade de Belém.
     O que falar desse primeiro momento? A primeira impressão? Nossa! é uma mistura de sensações., agente pensa logo de cara: "o que os alunos vão pensar de nós? do nosso trabalho?", "Será que vão gostar dos projetos? será que vão falar? que vão contribuir?", "E se eu não der conta?"... ai a Supervisora nos leva ao encontro da primeira turma, e depois da segunda, e da terceira.... e ai outras dúvidas surgem: "Que projeto desenvolver?", "Será que vamos fazer certo?", "Será que que vamos dar conta das demandas da escola? e dos atendimentos individuais?", "Será que eu sei mesmo tudo o que preciso saber?"... enfim, tantas dúvidas que nossa cabeça vira um enorme ponto de interrogação, mas de uma coisa agente passa a ter certeza absoluta: "Eu preciso estudar!".
     Diversos foram os temas que surgiram no levantamento das turmas de convênio e 1º ano: ansiedade no vestibular, orientação vocacional, preconceito, esportes, ética, violência, bullyng... Fora o tema velado que é a sexualidade... Cabe a nós agora, nos reunirmos e decidirmos quais projetos vamos desenvolver, eu particularmente, amei os temas do 'Orientação vocacional' e 'Ansiedade no vestibular'.
     Depois disso, nos reunimos com a Vice-Diretora, e ela nos colocou as dificuldades, as grandes dificuldade que a escola sofre em relação à estrutura, a problemas com professores, enfim... aquelas dificuldades que vão nos atrapalhar em alguns momentos, começando pela falta de um espaço físico para que nós, estagiários, possamos fazer atendimentos, possamos nos reunir, dentre outras coisas. Além disso, ela colocou um grande problema da escola, que, na verdade, é um tema da atualidade, um tema que não é dessa escola, mas das escolas de uma forma geral, tanto públicas quanto particulares, que é o Fracaso escolar e a Evasão.
     Então agora é esperar, estudar, estudar, estudar e ir pra campo, pra produzir conhecimento e fazer um lindo e excelente trabalho com os alunos desta escola. E eu estou cheia de gás, cheia de ânimo pra fazer disso uma experiência única em nossa vida acadêmica.

2 comentários:

Unknown disse...

Que coisa interessante!deve ser uma experiência fantástica.
eu sempre digo que quando eu fazia psicologia eu queria me especializar em psicopedagogia porque acho a educação uma verdadeira arte.
tenho uma resposta pra uma das perguntas: "o que os alunos vão pensar de nós?"... de Ti, com certeza, vão ficar encantados com tua beleza (com todo respeito ao Diego hehehe) e teu carisma.

Sucesso nesse projeto maravilhoso! continua a postar alguns avanços dele.

oi disse...

Essa experiência vai ser muito significativa pra gente, e tive certeza disso a partir do segundo encontro, quando me senti realmente motivada à contribuir e fazer o melhor!

 
Copyright 2009 Jenni Lopes. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase