quinta-feira, 11 de março de 2010

Paradigmas


     Ontem li o post de uma amiga [Bárbara Fraiha], e achei muito interessante a questão que ela colocou sobre o preconceito sofrido pelos homosexuais. E ai, hoje, ao dar continuidade em uma leitura que estou fazendo, me deparei com trechos que falavam exatamente dessa questão: Paradigmas que existem, e que são responsáveis por nos fazer pensar de uma maneira ou de outra.
     Mas o que são paradigmas afinal? Paradigmas são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Porém, podem tornar-se extremamente perigosos quando os transformamos em verdades absolutas, não nos permitindo aceitar mudanças.
     O paradigma da sexualidade é típico: Homens gostam de mulheres e mulheres gostam de homens. Porém, esse paradigma não leva em consideração o mundo atual. O ser humano é um ser em constante construção, um ser criativo, em constante devir, e a sexualidade está enquadrada nessa mudança. O homem pode ter como seu objeto de desejo qualquer coisa, qualquer uma, existem casos em que pessoas sentem desejos sexuais até mesmo por objetos, isso É FATO. O homem, em sua incrível criatividade, pode ter desejos dos mais diversos possíveis, e porque não uma pessoa do mesmo sexo??? Claro que existem aqueles casos que são socialmente condenados, como são os casos dos pedófilos, que nada mas sentem do que desejo sexual por crianças.
     É importante que desafiemos constantemente nossos paradigmas. Paradigmas a respeito de nós mesmos, do mundo em torno de nós, de nossas organizações e das outras pessoas. Pois, o mundo exterior entra na nossa consciência através dos filtros de nossos paradigmas, e eles nem sempre são corretos.
     Os paradigmas são tão reais e concretos que você só precisa comparar a sua maneira de enxergar uma determinada situação e a de sua mãe, ou pai, ou seu amigo, cada uma dessas pessoas encara determinada situação de uma maneira diferente, pois cada um tem seus paradigmas anteriormente construídos, o que os faz encarar as situações de maneiras bem diferentes.
     Pensar que só existem "heteros", e que os "homo" são "doentes" ou qualquer coisa do tipo, está no mesmo plano dos velhos paradigmas: a terra é plana, o sol gira em torno da terra... Novas idéias e maneiras de fazer as coisas estarão sempre sendo desafiadas, e até rotuladas como heréticas, coisas do Demônio, comunistas. Desafiar os velhos paradigmas requer muito esforço, mas acomodar-se nos paradigmas ultrapassados, também. O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas. E quando falo em "desafiar nossos paradigmas" não me refiro apenas ao paradigma da homosexualidade, mas a qualquer tipo de paradigmas que pode gerar preconceito e nos tornar estáticos.
     A mudança nos desinstala, nos tira de nossa zona de conforto e nos força a fazer coisas diferentes daquilo que estamos habituados, o que é bastante difícil. Quando nos abrimos para novas idéias, somos forçados a PENSAR sobre determinada temática, a REFLETIR, a REPENSAR nossa posição, o que é desconfortável, já que é muito mais fácil e simples permanacer com a mesma opnião, o que pouparia trabalho e tempo.
     Portanto convido vocês, leitores, a levantarem de seus lugares e experimentarem novas posições, novos acentos, sentar-se no lugar de seu colega ao invés do mesmo de todos os dias, e experimentar como é diferente a visão dele naquele lugar. Convido você, leitor, a se levantar de seu confortável lugar, e pensar a respeito desses velhos paradigmas, e desafiar-se... pensar que PODE ser diferente, que nem tudo é aquilo que parece ou que estamos habituados a acreditar. Convido você a ver que o mundo está em constante mutação, e as pessoas, enquanto parte desse mundo, também se modificam. Acredite, pode ser uma experiência incrível. Tente!


Alguns trechos baseados no Livro: "O monge e o executivo: Uma história sobre a essência da Liderança." {James, C. Hunter}

3 comentários:

Felipe Accioli disse...

Muito bom seus artigos, e você escreve muito bem, parabéns. Escrever é bom demais, é exercitar o que se lê, o que se aprende... Beijos, linda!

Larissa Azevedo disse...

Amiga orgulhosa de vocÊ *-*

Mas voltando ao seu post, eu acho incrível a capacidade do ser humano renovar-se constantemente,falo renovar no sentido de mudar e criar novas idéias,costumes e opções.
A diversidade de paradigmas pode se dever ao fato de que somos seres únicos e talvez por isso tenhamos infinitas maneiras de pensar e refletir sobre cada questão.

Amei seu post, bjusss =*

Bárbara Fraiha disse...

Eu me sinto honrada de ter sido parte na tua inspiração para este artigo, amiga. Escreveste exatamente o que eu espero das pessoas, e mais, das atitudes que elas devem tomar. Enfim, parabéns e continua lendo meu blog tá, nossa parceria pode ser uma boa ideia. uaiuahaiuhaiuhaiuahiuaua. Te amo <3

 
Copyright 2009 Jenni Lopes. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase