quarta-feira, 10 de março de 2010

Prazer em SER Psicóloga.

     Quando escolhemos uma profissão, escolhemos pensando em várias coisas, alguns pensam no salário que vão ganhar, outro acham que o curso é interessante, outros vêem que tem aptidão para fazer aquilo. Eu busquei o curso de Psicologia por achar que era um curso muito bonito. Porém, entrei no curso achando que psicólogo é aquele que atua na clínica. Estava errada! Acabei me daparando com uma riqueza tão grande de áreas de atuação, algumas que no começo me identifiquei mais, outras menos... agora, com mais tempo de curso, e uma experiência maior, pude conhecer um pouco mais algumas áreas.
     Bom, o tempo foi se passando, os dias, os meses, os semestres e eu ficava sempre na ansiedade de me formar, de atuar, para um dia eu dizer que, com os meus conhecimentos, eu pude ajudar outra pessoa, eu pude fazer a diferença na vida de alguém, eu pude mudar aquela história. Não em um pensamento egoísta de marcar a vida de ninguém enquanto Jennifer, mas sim de oportunizar que outra pessoa mude, que outra pessoa pense sobre sua vida. E esse pensamento só ia aumentando, mas eu sempre achei que isso só ia acontecer quando me formasse e pudesse me entitular Psicóloga. Mais uma vez, eu estava enganada. E hoje eu posso dizer com muito orgulho, eu mudei a história de alguém.
     No último post, falei sobre a minha primeira experiência com Seleção dentro da empresa na qual faço estágio. Durante as entrevista, pude observar o perfil dos entrevistados, pude ver algumas competências que eles me mostravam, pude conhecer um pouco (muito pouco) daqueles candidatos. E me mobilizei, muito particularmente com uma história, na qual o candidato está a mais de 10 anos trabalhando como autônomo, fazendo "bicos", e o sonho dele é trabalhar novamente com carteira assinada, mesmo que como temporário. Durante a entrevista detectei muitas competências boas, que se encaixavam com o perfil da vaga. E hoje, durante a orientação com minha chefa pude apresentar os dados pra ela, os testes, no qual ele se saiu muito bem também, e ela me disse, que poderia chamá-lo para segunda etapa da seleção, que é a entrevista com a líder do setor.
     Foi a melhor ligação que fiz. A alegria dele em ter sido aprovado era notável. E ele me agradeceu tanto, me disse coisas agradáveis, e pediu que Deus me retribuísse isso, porque só de eu ter selecionado o currículo dele para a entrevista já tinha levantado o ânimo dele, já que isso não ocorria a muito tempo, como ele relatou. E, por mais que eu saiba que eu não fiz isso, quem fez foi ELE, foi o currículo DELE que se enquadrava no perfil, foram as competências DELE e o bom desempenho DELE que o aprovaram pra segunda etapa, eu fui apenas a facilitadora. Mas saber que com o meu recrutamento, com a minha seleção eu pude oferecer ao setor, com certeza, um candidato maravilhoso que poderá fazer um serviço maravilhoso e, muito melhor que isso, vai ter sua autoestima elevada por estar desempenhando esse cargo em uma empresa grande, mesmo que como temporário, mas com a carteira assinada. Pude oferecer ao setor um possível futuro contratado, um possível excelente colaborador, e estou apostando minhas fichas na aprovação dele na segunda etapa.
     Enfim, o que quero relatar é que hoje eu pude sentir muito orgulho em dizer que sou Psicóloga, ainda não formada, mas na empresa que faço estágio, e no Estágio em Psicologia escolar, sou sim A Psicóloga Jennifer, e hoje, muito mais que antes, tenho ânimo para continuar, tenho gás pra fazer o meu melhor, tenho forças pra seguir em frente, e posso dar uma dica: Não escolha seu curso pelo salário que você acha que vai receber, mas pelo prazer em seguir aquela carreira, porque a chama que se acende dentro de nós quando estamos desempenhando um papel que nos dá prazer, quando fazemos aquilo com tesão, com paixão,  quando fazemos com amor e podemos ter a experiência de colher os frutos, isso não tem salário no mundo que pague.

2 comentários:

Brazeiro disse...

Realmente é algo inspirador. Principalmente para a area de psicologia como a sua. Seria uma grande experiencia se cada pré-profissional de uma area vivesse situações como essa que voce listou aqui!
Seria uma inspiração para todos os profissionais

Carla Jatahy disse...

Éras amiga, emocionei *-* lindo o que você escreveu, tenho muito orgulho de ti, as tuas conquistas são minhas tambem, tu sabes disso... me sinto realizada por ti :') me sinto MUITO feliz por teres feito a escolha certa, por todo teu esforço, tenho certeza que isso só faz te acrescentar e fazer você amadarucer na sua profissão. É realmente algo que não tem preço, poder fazer aquilo que te dar prazer, algo que nem da pra explicar, só quem ja viveu sabe.
Te amo!

 
Copyright 2009 Jenni Lopes. Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Wpthemescreator
Blogger Showcase